Skip to content

Edição Julho e Agosto de 2025

O Congresso Forcine 2025 aconteceu de 26 a 28 de maio de 2025, na ESPM-Rio de Janeiro, reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e gestores do setor audiovisual de todo o país.

O tema desta edição foi "Ensino, Mercado e Políticas Públicas no Audiovisual: Formação para a Transformação".

Ao longo de três dias, o Congresso promoveu mesas, conferências, oficinas e debates sobre os desafios e perspectivas da formação em cinema e audiovisual no Brasil contemporâneo.

Resumo das atividades e mesas que marcaram esta edição:

 26 de maio – 

  • Abertura e mesa comemorativa dos 25 anos do FORCINE com falas emocionadas de ex-presidentas sobre o papel histórico do Fórum.

  • Conferência 1” O Estado da Arte das Políticas Públicas para formação em cinema e audiovisual”  trouxe uma análise crítica sobre a ausência (e urgência) de políticas públicas voltadas à formação audiovisual.

  • Mesa 1 ” Streaming e o ambiente regulatório do audiovisual” debateu o impacto do streaming na regulação do setor audiovisual, abordando concentração de mercado, diversidade e soberania cultural.
  • Oficina sobre VR para YouTube, discutindo práticas imersivas.

27 de maio 

  • Conferência 2 “ Os impactos legais da IA no audiovisual analisou os desafios legais da inteligência artificial no audiovisual, como autoria, direitos de imagem e regulação do uso criativo e ético da IA.

  • Conferência 3 “Construindo pontes: extensão universitária e o audiovisual no ensino médio e fundamental”  discutiu a presença do audiovisual no ensino básico, evidenciando a potência da linguagem fílmica em ambientes escolares e a importância da extensão universitária.

  • Mesa 2 “Boas práticas em políticas públicas para a realização audiovisual universitária” compartilhou boas práticas em políticas públicas de fomento universitário, com destaque para ações em diferentes esferas de governo.

  • A Oficina de Distribuição de Curtas envolveu dinâmicas práticas com o filme Carpaccio, refletindo sobre linguagem e mercado.

 28 de maio  

  • Conferência 4  “Distribuição, Formação e Políticas Públicas” refletiu sobre o ensino da distribuição nos cursos de cinema, e a ausência da difusão como eixo estruturante da formação.

  • Conferência 5 “ Políticas públicas e a formação em preservação audiovisual” abordou a preservação audiovisual, tema estratégico para a memória cultural e ainda negligenciado na maioria das grades curriculares.

  • A Assembleia Geral Ordinária consolidou encaminhamentos, balanços e perspectivas para a atuação do FORCINE em 2025-2026.

A última Oficina ofertada trouxe estratégias de continuidade para curtas universitários, pensando suas trajetórias em festivais e circuitos alternativos.

 

Com a presença de 245 participantes, o Congresso FORCINE 2025 foi um encontro potente e plural, que reforçou a importância do diálogo entre formação, pesquisa e mercado no campo do audiovisual.

Agradecemos a cada pessoa que contribuiu para a realização desta edição — nas mesas, oficinas, bastidores e trocas informais. A participação ativa de docentes, discentes, profissionais e representantes institucionais foi fundamental para o êxito do evento.

O Congresso FORCINE 2025 é uma realização do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE), em parceria com a ESPM-Rio e o Ministério da Cultura. Contou com o apoio do Projeto Paradiso e do StudioD, e apoio institucional da SOCINE e do CTAv.

As instituições interessadas em sediar o Congresso FORCINE 2026 já podem enviar sua proposta. A candidatura deve ser feita via e-mail para contato.forcine@gmail.com, com o assunto “Proposta de Sede – FORCINE 2026”.

Receber o Congresso é uma oportunidade de fortalecer vínculos entre a escola, a rede nacional de ensino audiovisual e os diversos agentes do setor. Aguardamos as manifestações das associadas!

De 25 a 27 de julho, a Cinemateca Brasileira recebeu a 4ª edição do Fórum SPCine. A Diretoria Executiva do FORCINE esteve representada pela Secretária Geral Lorenna Montenegro no Painel: Formação e Dados - Decisões Estratégicas Baseadas em Evidências, onde foi apresentado o Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil. Participaram ainda da conversa, mediada pelo produtor executivo da Lira Filmes, João Andrade, a Coordenadora de Economia Criativa do Sebrae-SP, Jenifer Botossi, o Diretor Administrativo do Núcleo de Desenvolvimento do CEBRAP, Victor Callil, além da Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica no MEC, Patrícia Barcelos. Na pauta de discussão, a análise sobre como o uso dos dados concretos sobre a educação e o cinema no país podem orientar políticas de capacitação mais alinhadas às demandas reais do setor.

Informamos que em breve terá início o processo de cobrança das anuidades 2025 do FORCINE. As escolas associadas receberão contato individual por e-mail com as orientações e dados para pagamento.

A contribuição anual é fundamental para a manutenção das atividades do Fórum e a realização de ações como este Congresso, publicações, oficinas e articulações institucionais.

Contamos com o apoio de todas as associadas!

O processo de Associação ao Forcine é bem simples! Então, compartilhe com instituições e profissionais que podem se interessar a se juntar a nós! O Manual para Associação está disponível em nosso site.

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.