Skip to content

Encontro Forcine Sul no 46º Festival de Gramado

Em nome do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, convidamos e/ou reforçamos o convite para as Escolas de Cinema e Audiovisual dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para o Encontro Forcine Sul que ocorrerá no dia 18 de agosto, sábado, das 10h às 12h30, durante a realização do 46º Festival de Cinema de Gramado, no Salão Rubi do Hotel Serra Azul em Gramado/RS. O evento consiste na realização de um primeiro encontro entre as escolas do ensino superior em cinema e audiovisual dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para conhecimento mútuo e início do diálogo visando uma atuação conjunta entre as escolas, com o apoio do Fórum.

O tema será Escolas de Cinema e Audiovisual do Sul: conectar para aproximar, no ensejo do XIV Congresso do Forcine que ocorrerá em Porto Alegre/RS, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no período de 12 a 15 de setembro. A programação do encontro regional contempla uma breve fala de apresentação, de cerca de 5 minutos, de cada uma das escolas presentes sucedida da discussão dos seguintes temas: (1) relação entre formação e mercado na região sul: possibilidades de ação e fomento, (2) acompanhamento de egressos no mercado audiovisual da região sul, (3) as escolas e o fomento ao desenvolvimento do setor na região e (4) possibilidades de intercâmbio entre as escolas: breves intercâmbios para estudantes, períodos de visitas docentes para cursos e workshops entre as escolas, formações conjuntas, co-produção em produtos audiovisuais, entre outras propostas que podem ser sugeridas pelos participantes.

De forma que, se for possível a participação, solicitamos confirmação de presença no encontro até dia 16/8 para os e-mails aleteia.selonk@pucrs.br e guilhermecarvalhodarosa@gmail.com. Caso a coordenação do curso não possa estar presente, é possível também indicar docentes do curso como representantes, assim como é desejável a presença de mais de um docente, se oportuno. Para participar, a escola deve apenas preparar um roteiro de fala para a apresentação, no tempo de 5 minutos, e, se possível, uma discussão prévia de possibilidades dentro das quatro pautas do encontro.